Pular para o conteúdo principal

Embauba


A madeira é empregada para o fabrico de pólvora e pasta celulósica, caixotaria, forros, brinquedos, compensados, saltos de calçados, lápis, aeromodelos e palitos de fósforo, bem como para a construção de jangadas e flutuadores. A folha, muito áspera, é empregada como lixa de madeira e é o alimento principal do bicho preguiça. A casca, muito fibrosa, foi outrora aproveitada pela indústria de curtume e usada para a confecção, estopas e de cordas rústicas. Os frutos são comestíveis e muito procurados por aves e outros animais. A arvore possui qualidades ornamentais que a recomendam para o paisagismo. Planta pioneira e de rápido crescimento, é indispensável na composição de reflorestamentos mistos destinados a recuperação da vegetação de áreas degradadas.
Informações ecológicas: Planta perenifólia, heliofita, seletiva higrófita, pioneira, característica e exclusiva da mata secundaria da encosta Atlântica, onde é freqüente e de dispersão contínua e regular. Ocorre preferencialmente em capoeiras e capoeirões de derrubadas recente, sobre encostas suaves e fundo de vales, onde o solo é argiloso e rico em matéria orgânica. Apresenta crescimento muito rápido, atingindo seu porte adulto Maximo em menos de 10 anos. Produz anuamente abundante quantidade de sementes viáveis, prontamente dispersas pela avifauna























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Coentro da Amazonia / Coentro do Pará / Coentro-Bravo / Coentro do Maranhão / Chicória da Amazônia / Chicória-Brava / Culantro / ERYNGIUM FOETIDUM

Marroio / Marroio-Branco / Hortelã-da-folha-grossa / Marrubium vulgare