Pular para o conteúdo principal

Fruta-do-Sabiá - Acnistus arborescens


ATRAI UMA INFINIDADE DE ESPÉCIES DE PÁSSAROS QUE SIMPLESMENTE AMAM ESSE FRUTO
OS PEIXES TAMÉM ADORAM. É UMA ÓTIMA "CEVA NATURAL" QUANDO PLANTADA PERTO DE LAGOS, ACÚDES E RIOS E RIBEIRÕES.
FÁCIL CUTIVO E PRODUZ FRUTOS JÁ COM 8 MESES APÓS GERMINADA AS SEMENTES.
PODE SER CULTIVADA EM VASOS!!!
Nome científico: Acnistus Arborescens
Nativa brasileira, ocorre na mata atlântica de todo o litoral, motivo pelo qual é conhecida como marinera. A planta prefere terrenos próximos a pequenos cursos de água. 
É uma arvoreta que não ultrapassa os 3m de altura. As folhas são simples e grandes, ficam amareladas na época de seca e caem no inverno. Na primavera, os ramos ficam cobertos de flores brancas perfumadas, as quais dão origem aos frutos alaranjados que perduram durante todo o verão. Esses frutos são muitíssimos atrativos aos sabiás e à outras cerca de 45 espécies de pássaros, além de serem saborosíssimos para consumo in natura ou na forma de sucos, geleias e até molhos agridoces.    

É muito útil a projetos de reflorestamento pois, além de atrair fauna, tem fácil adaptação a diversos climas e solos brasileiros, é bastante resistente a seca (embora nesta condição produza poucos e pequenos frutos), resiste à geadas e fica bem tanto a pleno sol como a meia sombra. Apresenta crescimento rápido, fácil propagação e pode ser cultivada em vasos. É importante deixar o solo sempre coberto com matéria orgânica para manter a umidade.


























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Coentro da Amazonia / Coentro do Pará / Coentro-Bravo / Coentro do Maranhão / Chicória da Amazônia / Chicória-Brava / Culantro / ERYNGIUM FOETIDUM

Marroio / Marroio-Branco / Hortelã-da-folha-grossa / Marrubium vulgare