Pular para o conteúdo principal

Macadamia integrifolia / Nogueira


Originária do continente Australiano, a nogueira macadâmia que pertence à família Proteaceae já era conhecida por aborígenes australianos que as consumiam e as consideravam muito agradável e com elevado valor nutritivo. O óleo da macadâmia também era utilizado para fazer pomadas cicatrizantes, cosméticos e para decoração de rostos e corpos. Posteriormente, a nogueira macadâmia foi introduzida no Havaí (1878) e no estado da Califórnia nos EUA (1879), onde começaram os primeiros cultivos comerciais da planta. No Brasil, as primeiras mudas (no total de três) foram plantadas na Fazenda Citra, em Limeira - SP, em 1931, visando a aclimatação destas plantas no país. As sementes retiradas dessas três árvores foram utilizadas para formação de mudas não enxertadas, com a finalidade de formar pomares domésticos. A nogueira macadâmia é um a planta arbórea de clima subtropical, com folhas perenes, possui boa adaptação à ecologia paulista e produção de nozes de excelente qualidade, muito apreciadas no mercado nacional e internacional. Suas nozes são utilizadas para consumo "in natura" como aperitivo, no preparo de bolos, chocolates e sorvetes, podendo substituir produtos importados como noz avelã e amêndoas.
As mudas são feitas utilizando sementes de nogueira macadâmia, de cultivares vigorosos, com germinação ocorrendo entre 40 a 120 dias. Após a formação das mudas realiza-se a enxertia do tipo garfagem. Antes da enxertia pode ser feito o anelamento prévio dos ramos a serem enxertados na planta matriz, aumentando o pegamento. O plantio das mudas já enxertadas deve ser feito a campo, de preferência, na estação das águas, sendo utilizado espaçamento de 8 x 8 m no plantio convencional e 8 x 4 m para plantio adensado e, posterior raleio das plantas de acordo com o espaçamento adotado. O número de plantas pode variar de 156 a 312 plantas por hectare.
A macadâmia possui exigências climáticas parecidas ao café, citros e cana-de-açúcar. Para o plantio, o solo deve apresentar boa drenagem, matéria orgânica suficiente, pH de 4,5 a 6,5, o local de cultivo deve ser protegido de ventos fortes, pois causam rompimento dos ramos e retarda o desenvolvimento da produção e em terreno plano para facilitar a coleta das sementes. Necessita de 1250 a 3000 mm de chuvas anuais bem distribuídas durante o ano para uma boa produção, necessitando de irrigação em locais de chuvas escassas.
Antes do plantio deve-se preparar o solo realizando uma aração profunda e posterior gradagem. Juntamente com essas operações e, de acordo com a análise de solo, deve ser realizada a correção solo para elevação da saturação por bases (SB) a 70%. Também deve ser feita uma fosfatagem de preferência no sulco de plantio das mudas e caso necessário também é feita a gessagem posteriormente a calagem.
Na cova de plantio 40 x 40 x 40 cm devem ser aplicados 2 kg de esterco de galinha ou 10 kg de esterco de curral bem curtido, 1 kg calcário magnesiano, 160 g de P2O5 e 60 g de K2o, pelo menos 30 dias antes do plantio. A adubação de cobertura deve ser realizada ao redor das mudas no início da brotação, sendo utilizados 60 g de N em quatro parcelas de 15 g, de dois em dois meses. A adubação de formação deve ser feita de acordo a análise de solo, sendo necessário a aplicação de 20 a 60 g por planta de N, P2O5 e K2O, a adubação nitrogenada deve ser dividida em 4 parcelas durante 8 meses. Adubação de produção no pomar adulto, a partir do 8º ano, é feita conforme a análise de solo e a meta de produtividade, aplicando-se anualmente 2 t/ha de esterco de galinha, 10 t/ha de esterco de curral, bem curtido, e 50 a 100 kg/ha de N, 20 a 80 kg/ha de P2O5 e 20 a 80 kg/ha de K2o. Após a colheita, distribuir esterco, fósforo e potássio, na dosagem anual recomendada, em círculo, acompanhando a projeção da copa no solo e, em seguida, misturá-los com a terra da superfície. Dividir o nitrogênio em quatro parcelas, aplicadas em cobertura, de dois em dois meses, a partir do início da brotação.
A utilização de cobertura morta (mulch) principalmente na fase de mudas da macadâmia é muito interessante, pois dificulta o crescimento de plantas daninhas, mantém a umidade do solo, diminui a evaporação de água, protege as raízes de temperaturas elevadas do solo e de exposição das raízes devido à erosão causada pelas chuvas e pelo vento. O consórcio de macadâmia e plantas forrageiras no meio da rua da plantação aumenta a proteção do solo quanto a compactação e erosões, essas forrageiras quando estão grandes são roçadas para dentro das linhas da plantaçãoservindo como mulch. A utilização de culturas intercalares de rápido retorno de produção são opções para obtenção de renda, até que o pomar se torne adulto e comece a produzir. Existem diversas opções para o plantio intercalar na cultura da macadâmia como: milho, feijão, tubérculos, citros, café, limão, maracujá e outros. Este consórcio é muito interessante para aumentar a fertilidade do solo como é o caso das plantas leguminosas, para aumentar o sombreamento do solo e diminuir a incidência de plantas daninhas e, também para proteger o solo contra erosões.
As variedades de macadâmia quando crescem com uniformidade, não ficam com a vegetação densa e fechada, mas sim formam árvores grandes e simétricas, e mesmo assim é recomendada a poda de formação ou corretiva nos dois primeiros anos de crescimento da planta, proporcionando uma estrutura forte e bem equilibrada para seu melhor desenvolvimento. Outro manejo a ser realizado nos pomares é a eliminação de ramos secos e quebrados devido à ação do vento e ou alguma praga ou doença presente.
No momento da colheita o solo deve conter o mínimo de plantas daninhas para facilitar a visualização das sementes no solo, pois as sementes são colhidas manualmente e quando já caíram no solo. Nas árvores é praticamente impossível distinguir as nozes maduras das imaturas, por isso não é aconselhável colher as nozes das árvores. Após o início da colheita, as nozes devem ser colhidas com bastante frequência, especialmente no período chuvoso, pois se permanecerem por muito tempo em contato com o solo sofrerão alterações como amolecimento e apodrecimento, podendo até germinar, e, além disso, servindo de alimentos para animais, podendo diminuir o número de nozes no solo e a produção.
A primeira colheita, de uma produção comercial, ocorre a partir do quarto ano de implantação do pomar. Estima-se uma produção de 5 a 10 toneladas por hectare em pomares adultos e bem conduzidos, dependendo do espaçamento adotado.
Durante o processo de catação, as nozes devem ser colocadas em baldes metálicos ou plásticos para não adquirirem odores estranhos. Após a catação são colocadas em sacos de juta e conduzidas para o local onde serão processadas ou armazenadas. No armazenamento de longo período, as nozes devem ser secas à sombra para diminuir sua umidade em até 15%. 




















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figueira Orelha de Elefante - Ficus roxburghii

Maria Gorda / Beldroegão / Talinum paniculatum

A PLANTA TAMBÉM TEM USO MEDCINAL Nomes populares: Maria-gorda, Maria-Gomes, erva-gorda, beldroega-grande, beldroega-miúda, bredo, bredo-major-gomes, bunda-mole, carirú, carne-gorda, (falso)carurú, fura-tacho, inhá-gome, joão-gomes, joão-gordo, labrobró, labrobró-de-jardim, major-gomes, maria-bombi, maria-gombe, maria-gombi, maria-gomes, maria-gorda, maria-mole, mata-calos, ora-pro-nobis-miúdo, piolhinha, quebra-tigela, espinafre de Ceilao espinafre do Suriname, espinafre de Java, língua-de-vaca, manjogome, bêção-de-Deus, beldoegra francesa, Talina de Panama, Grand pourprier, Talina de Java, Onze heures , Ceylon spinach, Fameflower, , Fame flower, Jewels of Opar, Pink baby’s breath, Philippine spinach, Potherb fameflower, Surinam purslane, Sweetheart, Waterleaf, Surinaamse postelein, Surinaamse postelijn, Ceylonspinat, Javaspinat, Basella di giava, Spinacio di giava, Spinacio di Suriname, Krokot belanda, Poslen, Tu ren shen, Espinaca de Java, Espinaca de Surinam, Verdolaga france

Crassula Ovata - Planta de Jade ou Planta-da-sorte ou Planta-do-dinheiro