Pular para o conteúdo principal

Jequitibá Gigante / Jequitibá Rosa / Cariniana legalis - Ótima para Bonsai




Sementes de Jequitibá Gigante / Jequitibá-Rosa
Angiospermae - Lecythidaceae
Cariniana legalis (Mart.) Kuntze


Nomes Populares: Jequitibá-Rosa, Jequitibá-Vermelho, Jequitibá-Cedro, Jequitibá-de-Agulheiro, Estopa, Jequitibá-Grande, Pau-Caixão, Pau-Carga, Jequitibá-Branco, Congolo-de-Porco e Caixão.
Ocorrência: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, tanto na floresta pluvial atlântica como na semidecídua de altitude e da bacia do Paraná.
Morfologia: Altura de 30-50 m, com tronco de 70-100 cm de diâmetro, ereto e cilíndrico, revestido por casca pardacenta e fissurada. É uma das maiores árvores do Brasil extra-amazônico. Flores pequenas de cor creme, dispostas em panículas axilares e apicais. Fruto do tipo pixídio, lenhoso.
Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-fevereiro.
Informações Ecológicas: Planta semidecídua, heliófita ou esciófita, característica da floresta latifoliada semidecídua. Apresenta dispersão bastante irregular e descontínua, ocorrendo em alta densidade em certas áreas e faltando completamente em outras. Ocorre principalmente no interior da floresta primária densa, onde ocupa o dossel superior; entretanto tolera ambientes abertos.
Madeira: Leve (densidade 0,53 g/cm³), macia ao corte, grã direita, textura média, de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos quando exposta a condições adversas.
Sinonímia Botânica: Cariniana brasiliensis Casar. e Couratari legalis Mart.
Informações Complementares: A madeira é apropriada para construção civil, obras internas, para contraplacados, folhas faqueadas, móveis, confecção de brinquedos, salto de calçados, lápis, cabo de vassouras, etc. A árvore é exuberante e muito ornamental, podendo ser empregada no paisagismo de parques e praças públicas. Esta árvore é tão monumental e admirada que emprestou seu nome a cidades, ruas, palácios, parques, etc. Como planta tolerante à luz direta, é excelente para plantios mistos com fins preservacionais.















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Marroio / Marroio-Branco / Hortelã-da-folha-grossa / Marrubium vulgare

Coentro da Amazonia / Coentro do Pará / Coentro-Bravo / Coentro do Maranhão / Chicória da Amazônia / Chicória-Brava / Culantro / ERYNGIUM FOETIDUM