Pular para o conteúdo principal

Tucaneiro / Citharexylum myrianthum / Frutos atraem pássaros


Nomes Populares: Tucaneiro (SC), Pau-de-Viola, Tucaneira, Jacareúba, Baga-de-Tucano, Pombeiro, Tarumã, Tarumã-Branco e Pau-Viola.

Caracterísitcas morfológicas - Altura de 8-20, com tronco de 40-60 cm de diâmetro. Folhas subcoriáceas, face inferior de coloração mais clara e com nervuras pubescentes e de coloração marrom-clara, de 10-20 cm comprimento por 3-7 cm de largura.

Ocorrência - Bahia ao Rio Grande do Sul, na floresta pluvial atlântica e matas de galeria.

Fenologia: Floresce durante os meses de outobro-dezembro, junto com o surgimento das novas folhas.

Utilidade - A madeira pode ser aproveitada para tabuado em geral, para forros, confecção de brinquedos, artefatos leves, caixotaria, etc. Os frutos são apreciados por várias especies de pássaros. As flores são melíferas. Planta pioneira de crescimento rápido e adaptada a terrenos muitos úmidos e brejosos, é indispensável nos plantios mistos destinados a recomposição de áreas ciliares degradadas.

Para abelhas
Beija-flores
Produz grande quantidade de frutos, vermelhos, que são alimento para:
Tucanos, sanhaços, sabiás, jacutingas, pombas, bem-te-vis, tesouras, guaxes, suiriris...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Marroio / Marroio-Branco / Hortelã-da-folha-grossa / Marrubium vulgare

Coentro da Amazonia / Coentro do Pará / Coentro-Bravo / Coentro do Maranhão / Chicória da Amazônia / Chicória-Brava / Culantro / ERYNGIUM FOETIDUM