Pular para o conteúdo principal

Tamanqueiro / Fruta-de-Papagaio / Aegiphila sellowiana / Frutos atraem pássaros


Nomes Populares: Tamanqueiro, Minura, Papagaio e Pau-de-Tamanco, Fruta-de-Papagaio.

Ocorrência: Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, nas florestas semidecíduas e pluvial.

Morfologia: Altura de 4-7 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas simples, opostas, tomentosas ou pubescentes, de 18-28 cm de comprimento. Fruto drupa esférica.

Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-janeiro.

Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, pioneira, indiferente às condições físicas do solo, característica das formações secundárias das florestas pluvial e semidecíduas. Apresenta dispersão bastante uniforme em quase todos os tipos de ambiente, exceto os muito úmidos, ocorrendo em todas as fases da sucessão secundária; muito frequente ao longo de cercas e em patagens.
Madeira: Leve, mole, fácil de trabalhar e de baixa durabilidade natural.

A madeira pode ser empregada para obras internas, caixotaria, confecção de cepas de escovas e tamanco. As flores são melíferas. A árvore produz elevada quantidade de frutos avidamente consumidos por várias espécies de pássaros; por essa razão e também pelo rápido crescimento, não pode faltar nos reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição de áreas degradadas de preservação permanente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Marroio / Marroio-Branco / Hortelã-da-folha-grossa / Marrubium vulgare

Coentro da Amazonia / Coentro do Pará / Coentro-Bravo / Coentro do Maranhão / Chicória da Amazônia / Chicória-Brava / Culantro / ERYNGIUM FOETIDUM