Pular para o conteúdo principal

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas


A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada.
Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.

Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.

O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em duas em cada fruto dado pela árvore – é ótimo em massagem para dores articulares e tratamento de reumatismos.
Todas essas formas de aplicação medcinal vêm da cultura indígena, que usa esta planta há muitos anos. Além disso tudo, há uma aplicação da magnólia amarela muito útil: o extrato da casca da sua raiz, uma vez tratado e condensado, pode se transformar em um forte inseticida, potente contra o mosquito Aedes egyptii, o famigerado mosquito da dengue contra o qual o Brasil vem lutando há tantos anos.
Suas flores costumam abrir nos períodos de dezembro à fevereiro e são seguidas pelos seus frutos, que costumam aparecer nas árvores entre fevereiro e outubro.
A escolha por plantar uma magnólia amarela em um pátio ou jardim é ótima, sendo que a planta é bonita e viçosa, mesmo quando não está em floração, e pode ser usada como tratamento medicnal caseiro, em casos não graves. Sempre é bom, no entanto, antes de se utilizar, conversar com um profissional capacitado, pois ele irá sugerir a melhor maneira de utilizar.

Nomes Populares: Magnólia-Amarela ou Champá.

Ocorrência: Originária da Índia e Himalaia, é muito cultivada nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Não é indicada para regiões de clima muito quente.

Morfologia: Árvore de 7-10 m de altura, de tronco cilíndrico com casca parda levemente fissurada. Ramagem disposta de maneira a formar copa característica, decorativa, piramidal na juventude. Flores axilares, solitárias, numerosas, de pedúnculo curto, com sépalas e pétalas lanceoladas, aromáticas, amarelas, com numerosos estames e órgãos femininos em espiga. Frutos na forma de cápsulas coriáceas.

Fenologia: Flores formadas em outubro-novembro.

Informações Complementares: Árvore de copa muito ornamental, principalmente por sua uniformidade piramidal na juventude. Adequada para uso paisagístico, tanto para o plantio em parques e jardins como para a arborização de ruas e avenidas. É uma das espécies mais cultivadas nas ruas das cidades do norte do Paraná. As sementes são muito apreciadas por pássaros, que ingerem o arilo alaranjado que envolve as sementes.












Comentários

  1. por favor , como faço para obter as sementes? e caso fosse possível , onde posso comprar uma muda já formada?

    ResponderExcluir
  2. Eu também gostaria de conseguir várias mudas paraj audar o planeta ficar mais lindo
    Meu contato 81 996634463
    Ninguém ama mais a NATURESA que eu.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Figueira Orelha de Elefante - Ficus roxburghii

Maria Gorda / Beldroegão / Talinum paniculatum

A PLANTA TAMBÉM TEM USO MEDCINAL Nomes populares: Maria-gorda, Maria-Gomes, erva-gorda, beldroega-grande, beldroega-miúda, bredo, bredo-major-gomes, bunda-mole, carirú, carne-gorda, (falso)carurú, fura-tacho, inhá-gome, joão-gomes, joão-gordo, labrobró, labrobró-de-jardim, major-gomes, maria-bombi, maria-gombe, maria-gombi, maria-gomes, maria-gorda, maria-mole, mata-calos, ora-pro-nobis-miúdo, piolhinha, quebra-tigela, espinafre de Ceilao espinafre do Suriname, espinafre de Java, língua-de-vaca, manjogome, bêção-de-Deus, beldoegra francesa, Talina de Panama, Grand pourprier, Talina de Java, Onze heures , Ceylon spinach, Fameflower, , Fame flower, Jewels of Opar, Pink baby’s breath, Philippine spinach, Potherb fameflower, Surinam purslane, Sweetheart, Waterleaf, Surinaamse postelein, Surinaamse postelijn, Ceylonspinat, Javaspinat, Basella di giava, Spinacio di giava, Spinacio di Suriname, Krokot belanda, Poslen, Tu ren shen, Espinaca de Java, Espinaca de Surinam, Verdolaga france

Crassula Ovata - Planta de Jade ou Planta-da-sorte ou Planta-do-dinheiro