Pular para o conteúdo principal

Limão Galego


NOME CIENTÍFICO: Citrus aurantifolia.
NOME POPULAR: Limão-galego.
CICLO DE VIDA: Perene.
ORIGEM: Ásia.
PORTE: Até 6 metros de altura.
FOLHAS: Persistentes, de coloração verde-clara quando novas, a medida que envelhecem vão ficando verde-escura
FLORES: Pequenas, hermafroditas, de coloração branca, bastante perfumada.
FRUTOS: Bem suculentos, de coloração verde-claros ou amarelo-claros, pequenos, de casca fina e lisa.

Cultivo: 

LUMINOSIDADE: Sol pleno.
ÁGUA: Enquanto a muda for jovem, regue a cada 2 dias, uma vez a planta estabelecida, só em épocas de estiagens prolongadas.
CLIMA: Aprecia regiões que tenham clima com alta umidade do ar e temperaturas que variem entre 20 a 30º C.
PODA: Não necessária, realize durante o inverno, a retirada dos ramos-ladrão, doentes e secos.
CULTIVO: Bastante rústica, aprecia solos férteis e arejados.  Depois de 2 a 3 anos do plantio começa a produzir, não gosta de ventos fortes.
FERTILIZAÇÃO: Por ocasião do plantio da muda, incorpore a terra retirada cerca de 10 litros de esterco de gado bem curtido. Depois de 60 dias volte a adubar.
UTILIZAÇÃO: Não pode faltar no pomar, ou mesmo no quintal de sua casa, além de não atingir grandes dimensões é garantia de uma boa produção. O limão tem inúmeras aplicações, seu extrato é usado em bebidas, sorvetes, doces, molhos para saladas, temperos, produtos de limpeza, cosméticos, etc.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marroio / Marroio-Branco / Hortelã-da-folha-grossa / Marrubium vulgare

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Coentro da Amazonia / Coentro do Pará / Coentro-Bravo / Coentro do Maranhão / Chicória da Amazônia / Chicória-Brava / Culantro / ERYNGIUM FOETIDUM