Pular para o conteúdo principal

Cassia Gradis Rosa


Ocorrência: Região amazonica até o Pantana Mato-grossense, na floresta pluvial de terra firme.
Morfologia: Altura de 15-20 m, dotada de copa ampla, com tronco de 40-70 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada. Flores rosáceas, diclamídeas, dispostas em ramos axiliares. Fruto vagem lenhosa cilíndrica, de 4-5 cm de diâmetro.
Fenologia: Floresce a partir do final de agosto com a planta quase totalmente despida de folhagem, prolongando-se até novembro.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, indiferente às condições fisicas do solo, característica da mata secundária e da floresta primária aberta de terra firme da região amazônica até o Mato GRosso do Sul.
Madeira: Moderadamente pesada, muito resistente, medianamente dura, textura fibrosa, de média durabilidade sob condições adversas.
Informações Complementares: A madeira pode ser empregada na construção civil, principalmente para acabamentos internos. A árvore é extremamente ornamental, principalmente quando em flor, podendo ser usada no paisagismo em geral.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marroio / Marroio-Branco / Hortelã-da-folha-grossa / Marrubium vulgare

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Coentro da Amazonia / Coentro do Pará / Coentro-Bravo / Coentro do Maranhão / Chicória da Amazônia / Chicória-Brava / Culantro / ERYNGIUM FOETIDUM