Pular para o conteúdo principal

Groselha Indiana - Amla - Phyllanthus emblica


CONHECIDA COMO GOOSEBERRY

FRUTO RIQUISSÍMO EM VITAMINA C
FORMA UM LINDO ARBUSTO MUITO ORNAMENTAL
A amla (Phyllanthus emblica) é uma planta medcinal também conhecida como emblica, amalaka, sarandi e groselha-da-Índia. Pertence a família Euphorbiaceae.

Benefícios da amla

A amla é nativa do Sudoeste Asiático e seu consumo é muito comum em países como a Índia, onde é amplamente utilizada na ayurveda. A fruta da amla, que pode ser consumida fresca ou seca, possui um teor de vitamina C cerca de 20 vezes maior que uma laranja. Além de quantidades elevadas de ácido ascórbico (vitamina C), a amla possui alta densidade de antioxidantes elagitaninos. Possui polifenóis flavonoides, kaempferol, ácido elágico e ácido gálico.
As frutas secas e frescas são utilizadas. Age inicialmente como um adstringente. Possui efeitos antiviróticos e antifúngicos. Aumenta a regeneração do tecido celular e estimula a produção de corticóides. Um estudo piloto em homens normais entre 35 e 55 anos, demonstrou uma redução dos níveis de colesterol no sangue e hipercolesterolêmicos com o tratamento à base de amla. Outro estudo com ratos com diabetes induzido mostrou que o extrato aquoso da fruta da amla diminuiu significativamente a glicose no sangue, bem como os níveis de triglicérides e melhorou a função do fígado.
Na medcina tradicional chinesa, o fruto é chamado yuganzi, sendo usado para curar inflamação da garganta e em forma de cataplasma para aliviar dores de cabeça.
História e curiosidades
Por ser um fruto nativo da Ásia, é muito difícil encontrar amla disponível para comprar no Brasil. Na crença popular acredita-se que o consumo da fruta estimula o amor, a longevidade e atrai fortuna. A amla também é usada em tintas, shampoos e óleos de cabelo. O alto teor de tanino nas frutas da amla servem como um ingrediente para fixação de corantes em tecidos. Óleos para cabelos e shampoos à base de amla nutrem o cabelo e evitam o aparecimento prematuro de cabelos grisalhos.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Figueira Orelha de Elefante - Ficus roxburghii

Maria Gorda / Beldroegão / Talinum paniculatum

A PLANTA TAMBÉM TEM USO MEDCINAL Nomes populares: Maria-gorda, Maria-Gomes, erva-gorda, beldroega-grande, beldroega-miúda, bredo, bredo-major-gomes, bunda-mole, carirú, carne-gorda, (falso)carurú, fura-tacho, inhá-gome, joão-gomes, joão-gordo, labrobró, labrobró-de-jardim, major-gomes, maria-bombi, maria-gombe, maria-gombi, maria-gomes, maria-gorda, maria-mole, mata-calos, ora-pro-nobis-miúdo, piolhinha, quebra-tigela, espinafre de Ceilao espinafre do Suriname, espinafre de Java, língua-de-vaca, manjogome, bêção-de-Deus, beldoegra francesa, Talina de Panama, Grand pourprier, Talina de Java, Onze heures , Ceylon spinach, Fameflower, , Fame flower, Jewels of Opar, Pink baby’s breath, Philippine spinach, Potherb fameflower, Surinam purslane, Sweetheart, Waterleaf, Surinaamse postelein, Surinaamse postelijn, Ceylonspinat, Javaspinat, Basella di giava, Spinacio di giava, Spinacio di Suriname, Krokot belanda, Poslen, Tu ren shen, Espinaca de Java, Espinaca de Surinam, Verdolaga france

Crassula Ovata - Planta de Jade ou Planta-da-sorte ou Planta-do-dinheiro