Pular para o conteúdo principal

Abricó-da-Praia - Labramia bojeri


Características

Árvore de crescimento lento que pode atingir entre 7 e 10 metros de altura. Sua copa é relativamente densa e as folhas, em tom verde-brilhante, têm formato oval.
Na aparência, os frutos da abricó-de-praia lembram e muito pequenas goiabinhas. Até as flores (brancas, pequenas e perfumadas) também são semelhantes.
A curiosidade, nos frutos, é que eles produzem um látex quando estão verdes, indicado para remover bicho-de-pé e acabar com verrugas e micoses. Maduros tem cor amarela. Sua polpa é branca, farinhenta e doce, sem apresentar um aroma específico.
Planta típica de clima tropical, recentemente uma pesquisa feita pela Faculdade de Odontologia da Piracicaba, da Unicamp, avaliou o efeito das lectinas, presentes na abricó-de-praia, sobre as bactérias presentes na placa bacteriana ou biofilme oral. Em outras palavras, a proteína extraída desta planta é capaz de prevenir o aparecimento de cáries.
Esta espécie pode ser usada na arborização urbana e também na recomposição de matas.

Época de frutificação e florada

A frutificação acontece de 2 a 3 anos após o plantio das mudas, normalmente em janeiro.
Detalhe das folhas e frutos. exemplar fotografado em Arraial D'Ajuda - Bahia, praia de Mucugê.

Cultivo

A propagação da abricó-de-praia é feita por sementes. Ela se desenvolve bem em terrenos arenosos e salinos.

Aves mais atraídas pela planta

sanhaçus entre outros…

Ocorrência natural

Provavelmente de Madagascar, na África. Hoje presente basicamente em quase todo o litoral brasileiro, não só nas praias como em restingas.a central e na costa sudeste, de Pernambuco até o Rio de Janeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marroio / Marroio-Branco / Hortelã-da-folha-grossa / Marrubium vulgare

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Coentro da Amazonia / Coentro do Pará / Coentro-Bravo / Coentro do Maranhão / Chicória da Amazônia / Chicória-Brava / Culantro / ERYNGIUM FOETIDUM