Pular para o conteúdo principal

Grumixama / Cereja Brasileira / Eugenia brasiliensis


Características: Árvore de ramos eretos, com flores aromáticas, pequenas e brancas. Possui folhas verde escuras e brilhantes, coriáceas, medindo de 5 a 7,5 cm de comprimento. Porta frutos tipo bagas, pequenos, com até 5 cm, redondo achatados e roxo escuros maculado de vermelho. A polpa, doce acidulada, envolve, no mínimo, duas sementes escuras.

Solo: Permeável, profundo, drenado, rico em matéria orgânica e fértil. Caso contrário, use adubos para compensar a pobreza do solo.

Clima: Subtropical, tolerando altitudes de até 1000 m, com temperaturas abaixo de 0° C.

Porte: Médio, adquirindo boa estatura, quando totalmente desenvolvida.

Plantio: Durante a estação úmida ou na primavera.

Propagação: Por meio de sementes e enxertia. Depois de arar e gradear, ajeite as covas de 60 cm, espaçadas 7 metros uma das outras. E, antes de plantar as mudas com bloco, adube com esterco curtido e superfosfato.

Adubação: Recomenda-se a proporção de 20 l de esterco curtido mais 250 g por ano de vida da fórmula: 50 partes de sulfato de amônio, 50 partes de superfosfato e 20 partes de cloreto de potássio.

Colheita: A partir do quinto ano, nos meses de dezembro a março.

Problemas: Geralmente ocorre a infestação de moscas das frutas, que são facilmente combatidas com iscas envenenadas. E, como doença, a ferrugem.

Curiosidades: Largamente comercializada como doces em massa, calda, xarope, licores e geléias. Sua madeira também é aproveitada na marcenaria.

Variedades: Existem as grumixamas de polpa vermelho escura, outras de polpa rosada e também de polpa esbranquiçada.

Aves que atrai: Sabiás, sanhaços, gaturamos, saíras, tiês, entre outros.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marroio / Marroio-Branco / Hortelã-da-folha-grossa / Marrubium vulgare

Magnolia Amarela / Michelia champaca / Flores Aromáticas Perfumadas

A Magnolia amarela tem uma das mais belas flores de cor alaranjada, brilhante e delicada. Cresce em zonas tropicais e subtropicais, como uma árvore de tamanho médio, pode ser cultivadas em ambientes fechados, e em vaso grande, transformando sua casa em um oásis confortante.
Esta árvore é mencionada em contos populares da Índia como a personificação da Deusa Lakshmi, que aumentar a riqueza da família.
Uma única flor, relativamente pequena, enche o ar com aroma delicadamente doce. Em uma noite quente e úmida, o cheiro pode facilmente ser apreciado a vários metros de distância. Plantar uma Magnolia faz da sua casa um doce lar.
Suas flores são tão perfumadas que são usadas na confecção de aromatizantes e perfumaria.
O chá de suas folhas é indicado para casos de infecções na garganta, enquanto a casca – recolhida e então seca, antes de ser utilizada de qualquer maneira, é dita como tendo funções diuréticas e tônicas. O óleo obtido através do esmagamento de suas sementes – que nascem de duas em …

Coentro da Amazonia / Coentro do Pará / Coentro-Bravo / Coentro do Maranhão / Chicória da Amazônia / Chicória-Brava / Culantro / ERYNGIUM FOETIDUM